10 locais para praticar atividade física ao ar livre em Brasília

IMG_2427

Quando a atividade física é realizada ao ar livre ela é mais potente para combater os efeitos nocivos da depressão, ansiedade e stress.

Segundo dados de pesquisa do IBGE, o Distrito Federal é a Unidade da Federação onde os habitantes praticam mais exercícios físicos em todo o Brasil.

Confira 10 lugares onde é possível praticar atividade física ao ar livre em Brasília:

 

  1. Parque Dona Sarah Kubitschek, mais conhecido como Parque da Cidade, oferece pista de caminhada, corrida e ciclismo. No parque também se reúnem diversos grupos de atividades coletivas gratuitas, como treino funcional e grupos de dança.
  2. Parque Olhos D’água– Além de ser possível percorrer uma linda trilha que corta a lagoa do sapo, os frequentadores do parque, localizado na asa norte, podem participar de grupos de corrida, tai chi chuame meditação.
  3. Parque Ecológico Águas Claras– É cortado por trilhas ideais para prática de corrida e caminhada.
  4. Parque dos Jequitibás – Um dos parques mais visitados de Brasília, localizado em Sobradinho, tem área arborizada de mata ripária, onde flui o córrego sobradinho. Além de caminhar em trilhas, é possível se exercitar gratuitamente em uma academia da cidade.
  5. Parque do Lago Norte(Calçadão da Asa Norte) – Oferece ciclovia sombreada e um píer onde é possível alugar caiaques e pedalinhos.
  6. Parque Ecológico Dom Bosco(Ermida Dom Bosco) – Localizado na beira do Lago Paranoá, no Lago Sul, o local é o favorito pelos praticantes de Downhill, decida de ladeira de skate e carrinhos de rolimã.
  7. Eixão do Lazer– Uma das principais vias da cidade, aos domingos e feriados, dá lugar aos pedestres e à prática esportiva das 6 às 18 horas.
  8. Orla da Ponte JK– Na orla é possível praticar esportes aquáticos como natação no lago ou caminhadas.
  9. Eixo monumental– Durante os domingos uma das faixas do eixo monumental é reservada aos ciclistas.
  10. Jardim Botânico de Brasília– São mais de 600 hectares localizados no Lago Sul. Aberto à visitação de domingo a terça-feira, conta com 5 trilhas de diversos graus de dificuldade para caminhadas e ciclismo.