O que é EMTr?
Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva(EMTr), também conhecida como neuromodulação, é um procedimento que usa um ímã para ativar o cérebro.
Desenvolvido em 1985, a EMTr tem sido estudada como tratamento para a depressão, psicose, ansiedade, dor e outros transtornos.
Ao contrário da estimulação cerebral por convulsão (ECT), em que ocorre uma estimulação elétrica generalizada com intenção de provocar uma crise convulsiva, a EMTr pode ser direcionada para um local específico no cérebro sem invadir o crânio, portanto, sem necessidade de anestesia, sedação ou cirurgia.
Os cientistas e profissionais de saúde acreditam que o foco em um sítio específico do cérebro reduz a chance dos efeitos colaterais associados ao uso de medicamentos e a ECT.
Neuromodulação: Por que ela é prescrita?
Em 2008, a EMTr foi aprovada para uso pela FDA –Food and Drug Administration USA*- como um tratamento para depressão para pacientes que não respondiam satisfatoriamente a pelo menos um medicamento antidepressivo.
O primeiro grande estudo clínico, conduzido pelo Ministério da Saúde dos Estados Unidos, teve seus resultados publicados em 2010 e apontou dados promissores.
A pesquisa dividiu os pacientes em dois grupos: o primeiro passou pelo tratamento padrão, com aplicação de sessões de neuromodulação e o segundo grupo os pacientes, apesar de aparentemente passarem pelo tratamento, não tiveram a máquina que emite os pulsos eletromagnéticos ligada durante as sessões.
Nos pacientes do primeiro grupo mais de 14% pararam de apresentar sintomas dos transtornos – taxa de remissão-, já no segundo grupo, esse índice alcançou apenas 5%. Após o termino da primeira etapa, os pacientes de ambos os grupos foram incluídos em uma segunda fase em que todos receberam a EMTr. A taxa de remissão, após a segunda fase, subiu para quase 30%.
EMTr: Como é o procedimento?
Uma sessão de EMTr típica dura cerca de 30 minutos e não requer anestesia nem sedação. Uma bobina eletromagnética é posicionada na testa ou perto da área do cérebro que se deseja estimular ou desestimular.
Em seguida, pulsos electromagnéticos são administrados. Esses pulsos magnéticos facilmente atravessam o crânio, e fazem com que pequenas correntes elétricas estimulem as células nervosas nas regiões cerebrais alvo.
Uma vez que esse tipo de impulso não atinge mais do que 6 cm de profundidade no cérebro, os médicos podem selecionar quais as partes do cérebro serão estimuladas. O campo magnético gerado pela bobina é semelhante ao campo magnético de uma ressonância magnética. Em geral, o paciente sente um ligeiro toque na região da pele na qual os pulsos são administrados.
Nem todos os médicos concordam sobre a melhor maneira de posicionar o ímã sobre a cabeça do paciente ou da frequência dos pulsos eletromagnéticos. Eles também não decidiram ainda se EMTr funciona melhor sozinha ou combinada com medicação e / ou psicoterapia.
Porém, todos os investigadores médicos concordam que é o método não invasivo mais eficaz. Eles também concordam que é o melhor tratamento para quem não pretende ou não pode fazer uso de medicamentos.
EMTr: Efeitos colaterais?
Os músculos do couro cabeludo, mandíbula e ou da face podem contrair, e um ligeiro formigamento pode ocorrer durante a estimulação.
Também é possível que o procedimento cause uma convulsão, apesar da incidência documentada ser praticamente nula.
Contudo, é fundamental o acompanhamento de um profissional qualificado. Apesar de um tratamento relativamente moderno (cerca de 20 anos), sabemos que os efeitos colaterais a longo prazo são desprezíveis.
EMTr: Tempo de tratamento?
O programa de neuromodulação magnética consiste em 15 sessões ( 3 semanas) consecutivas. Cada sessão tem a duração de 20 a 30 minutos.
Após cada sessão o paciente fica apto ao retorno imediato a vida normal. Em alguns condições mais graves pode ser necessário um segundo programa de mais 15 sessões em sítio cerebral diferente.
Um rigoroso acompanhamento clínico individualizado definirá o local e o número de sessões.
- A FDA -Food and Drug Administration USA- É o órgão estatal norte americano responsável pelo controle de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos da América.
- Você tem alguma dúvida sobre a EMTr? Escreva que te respondemos